segunda-feira, 15 de junho de 2009

Projeto Eu sou Cidadão - amigos da leitura.(APDMCE )

ESTADO DO CEARÁ
ASSOCIAÇAÕ DAS PRIMEIRAS DAMAS DO CEARÁ
PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHANO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PROJETO EU SOU CIDADÃO
AMIGOS DA LEITURA
“ Um país se faz com homens e livros.”


















AMIGOS DA LEITURA
A LITERATURA COMO FORMADORA DE LEITORES.

















PALHANO,
ABRIL DE 2009.



Justificativa


“ Um livro é uma arma carregada na casa do lado. Queime-o. Tire o projétil da arma. Domine a mente do homem. Quem sabe qual poderia ser o objetivo do homem que lesse muito” ( Bradbury, Fahrenheit 451, p.48)”

Na Pré-história o homem buscou se comunicar através de desenhos feitos nas paredes das cavernas. Com o passar do tempo o ser humano foi aperfeiçoando a comunicação e consequentemente a escrita. Sendo esta, intensamente difundida, com a criação da imprensa.
Ler é atribuir sentido a algo escrito, questionar algo escrito como tal a partir de uma expectativa real em uma verdadeira situação da vida.
O leitor proficiente é aquele que compreende o que lê, que pode ler também o que não está escrito, identificando também elementos discursivos.
A leitura é uma atividade fundamental para ampliar conhecimentos, desenvolver a compreensão, a habilidade de comunicação e o espírito crítico. Saber ler e compreender um texto são texto são essenciais não somente para o desenvolvimento escolar, mas para toda a vida. É importante lembrar que, se necessário, os professores e demais profissionais do corpo técnico da escola podem orientar e participar das ações.
O ato de contar uma história, além de atividade lúdica, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar sua falam, através da coerência e da realidade. O ver, sentir e ouvir são as primeiras disposições na memória das pessoas. Contar histórias é uma experiência de interação. Constitui um relacionamento cordial entre a pessoa que conta e as que ouvem. A interação que se estabelece aproxima os sujeitos envolvidos. Os contos enriquecem nosso espírito, iluminam nosso interior, e, ao mesmo tempo, nos tornam mais protagonistas na resolução dos problemas e mais flexíveis para aceitar diferenças.
O exercício de contar historias possibilita debater importantes aspectos do dia-a-dia das crianças. Contar histórias é também uma forma de ensinar temas éticos e cidadania e de propiciar um mundo imaginário que encanta a criança. A criança necessita ouvir histórias para desenvolver sua imaginação, a observação, e a linguagem oral e escrita, assim como, o prazer pela arte, a habilidade de dar lógica aos acontecimentos e estimular o interesse pela leitura, diferentemente da didatização.

O Projeto Amigos da Leitura não elegerá como prioridade o texto escolar. A semente já foi lançada, será apenas cultivada para que esta floresça sendo necessária a estimulação através de: investimento em leituras pessoais visita a biblioteca, contação e leituras de historias bem como investir sempre em conteúdos de afetividade na formação leitores. Evitando sempre a escolarização de textos literários.
A efetivação deste projeto é de grande importância na formação de cidadãos, ou melhor, cidadão leitor integrado a sociedade. Desta forma estaremos contribuindo para a construção cidadã de Palhano.
Sendo assim, a efetivação deste projeto é de grande importância na formação de cidadãos, ou melhor, cidadão leitor integrado a sociedade. Desta forma estaremos contribuindo para a construção cidadã de Palhano.
































APRESENTAÇÃO


Considerando o maior projeto social de incentivo a leitura do nordeste, o Eu Sou Cidadão foi lançado na 5ª Bienal Internacional do livro em 2002. Coordenado pela Associação das Primeiras-Damas dos Municípios do estado do Ceará – APDMCE em parceria com a Fundação Demócrito Rocha – FDR, o projeto promove, através da leitura, o desenvolvimento intelectual de mais de 1.500 crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, da rede de ensino público
Periodicamente são lançados livros que abordam temáticas relevantes para o trabalho com crianças e jovens, como a gravidez na adolescência e o respeito à pessoa. A partir da leitura dos livros, as histórias são contadas de diferentes formas.
As crianças e os adolescentes fazem dramatizações, teatro de fantoches, rodas de leitura em praças, escolas, hospitais, incentivando, assim o prazer da leitura de uma forma dinâmica e prazerosa.
Além das publicações, o projeto ainda promove capacitações periódicas com os coordenadores municipais e campanhas educativas, que informam e chamam a atenção da comunidade para importantes questões como a proteção ao meio ambiente, o consumo consciente e o rádio como espaço de comunicação livre e democrática para crianças e jovens.
Formar cidadãos críticos e questionadores de seu papel na sociedade, e dessa forma contribuir para a construção de u8ma realidade mais justa e consciente. Este é um dos grandes objetivos do Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura. Cada um dos amigos da leitura pode contribuir;
· Contar histórias com motivação para a leitura
· Desenvolver grupos de leitura e manuseio de livros
· Iniciar um círculo de leitura para os alunos e pais
· Auxiliar na organização de bibliotecas e salas de leitura
· Implementar um sistema de empréstimo de livros
· Organizar um levantamento dos livros já existentes e definir, junto com a comunidade, os demais livros necessários para constituir um acervo mínimo do projeto
· Divulgar os livros existentes entre os alunos de modo a despertar a vontade de ler
· Articular encontros com autores de livros
· Incentivar campanhas de doação de livros
· Promover contatos e/ou parcerias com bibliotecas públicas e ditoras etc.


Objetivos

Geral
Formação de adolescentes palhanenses como futuros cidadãos, conscientes da responsabilidade para a construção de uma sociedade com melhor qualidade de vida.

Específicos
· Capacitar adolescentes como agentes multiplicadores, capazes de sensibilizar a comunidade para o prazer da leitura;
· Dinamizar a biblioteca pública e salas de leituras nas escolas municipais;
· Ocupar o tempo ocioso dos adolescentes com leituras construtivas, despertando-as para as atividades de artes e cultura;
· Estimular participação e o envolvimento dos adolescentes em campanhas educativas;
· Abordar temas relacionados com o cotidiano direcionados para o envolvimento de toda a comunidade;
· Estimular o educando à prática da leitura, despertando assim, a imaginação, a criatividade e a fantasia;
· Formar leitores críticos e reflexivos.

Público atendido

Direto
15 adolescentes regularmente matriculados nas escolas municipais de Palhano.

Indireto
Crianças, jovens, famílias e toda comunidade do município.














Metodologia

O município de Palhano inscrito no Projeto Eu sou Cidadão seleciona 15 crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos de idade, regularmente matriculados na escola do município e que demonstrem interesse pela leitura, além de possuírem capacidade de liderança.
Todos os adolescentes participantes do projeto receberão o titulo de Amigos da Leitura, registrado em diploma individual.
Cada amigo da Leitura recebe três exemplares, que ficam na sua responsabilidade, embora o acervo seja do município. Cada amigo da leitura após lerem as obras da coleção, estimulam seus companheiros de escola e de comunidade a lerem a obra.
A cada 20 pessoas que lêem os livros, o amigo da leitura organiza, com os leitores um momento de debate sobre a temática.


Competências do Coordenador Municipal do “PROJETO EU SOU CIDADÃO”
· Desenvolver a identidade individual e coletiva dos AMIGOS DA LEITURA
· Manter o cadastro com os dados pessoais, habilidades artísticas e esportivas, atividades extras, área de atuação.
· Apresentar oficialmente cada “ amigo da leitura” ao seu grupo de atuação e a sociedade.
· Definir calendário, local e pauta das reuniões sistemáticas dos “Amigos da Leitura”
· Elaborar com os amigos da Leitura, o contrato de convivência com o grupo
· Desenvolver a competência leitora dos “Amigos da Leitura’ nas atividades municipais.
· Proporciar momentos de lazer ao grupo, objetivando a integração e socialização
· Visitar a área de abrangência da atuação dos Amigos da Leitura, para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos.
· Enviar relatório bimestral, para APDMCE, das atividades desenvolvidas no projeto, a partir dos relatórios dos Amigos da leitura
· Construir e manter atualizado o arquivo do projeto.
· Manter atualizado seu cadastro e dos Amigos da leitura na APDMCE
· Elaborar planejamento mensal das atividades.
· Participar das capacitações integralmente.
· Atender toda a REDE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PALHANO.


Competências do Amigo da Leitura do “PROJETO EU SOU CIDADÃO”

1. Conhecer e preservar todo o acervo disponibilizado pelo projeto
2. Incentivar o prazer da leitura e promover debates
3. Mapear e incentivar a utilização dos espaços de leitura do município
4. divulgar as atividades desenvolvidas pelo seu grupo de atuação
5. Manter um intercamBbio com todos os “Amigos da Leitura” de seu município
6. Registrar os principais impactos do projeto e socializar com a comunidade
7. Manter um bom relacionamento com a comunidade
8. Apresentar ao seu coordenador, relatórios bimestrais das atividades desenvolvidas.
9. Participar das reuniões de formação e planejamento
10. Desenvolver habilidades para trabalho em grupo
11. Zelar pelo cumprimento do contrato de convivência
12. Participar dos programas de radio, desenvolver campanhas municipais e socializar de forma lúdica os temas que estão trabalhando.







CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO PROJETO EU SOU CIDADÃO
O QUE
COMO
QUEM PARTICIPA
QUEM COORDENA
ONDE
QUANDO
Seleção do Coordenador Municipal
Indicação da Secretaria de Educação

Professora Ana Maria e D. Ivonilde
Ação Social
Secretaria de Educação
Março de 2009
Capacitação do Coordenador
Com o grupo Aracê

Luzia Joelma
APDMCE
Unifor
Abril de 2009
Seleção dos amigos da leitura colaboradores
Através de Oficio

Núcleo gestor das escolas da sede e das Ribeiras.

Coordenador municipal Luzia Joelma
As escolas da sede e das ribeiras
Abril de 2009
Estudar o projeto e elaborar o contrato de convivência.
Através de leitura e produção

Todos os alunos que saibam ler proficientemente de 10 a 14 anos
Coordenador municipal Luzia Joelma
Na Biblioteca Municipal
Abril de 2009
Apresentação do projeto as Secretaria de Educação e Ação Social

Através de leitura e debate.
Os amigos da leitura selecionados
Coordenador municipal Luzia Joelma
Na Biblioteca Municipal
Abril de 2009
Apresentação do projeto aos Amigos da Leitura.
Envio do projeto as Secretarias de Educação e Ação Social.

Coordenadora do projeto diretor do ensino fundamental.
Coordenador municipal Luzia Joelma
Nas Sedes das Secretarias.
Abril de 2009
Capacitação dos Amigos da Leitura
Em momento de estudo.

Os amigos da leitura já selecionados.
Coordenador municipal Luzia Joelma Ivonilda (representante da Ação Social) do conselho Tutelar.

Na Biblioteca Municipal
Abril de 2009
Apresentação e entrega dos livros aos amigos da leitura.
Através de uma oficina.

Amigos da leitura
Coordenador municipal Luzia Joelma

Na CEMUF
Abril de 2009

Sensibilidade do núcleo gestor
Em momento de estudo
Os amigos da leituras já selecionados e coordenador Municipal.
Coordenador municipal Luzia Joelma
Na Biblioteca Municipal

Abril de 2009
Aquisição do filme Mary Poppins.
Compra na feira
Doação do coordenador projeto.
Coordenador projeto.
Na feira
Maio de 2009
Assistir o filme Mary Poppins
Para debate os pontos na qual a autora Socorro Acioli se baseo.

Amigos da leitura
Gerente do grupo
Na Biblioteca Municipal
Maio de 2009
Reuniões com os pais dos alunos monitores e apresentação do livro o Mistério da professora Julieta.
Apresentar a proposta d trabalho e o livro.
Pais e amigos da leitura
Coordenador municipal Luzia Joelma
Em praça publica
Abril de 2009
Apresentação dos monitores em solenidade publica
Na entrega do premio Meu Computador
Prefeito, secretaria, de educação alunos, professores, amigos da leitura e coordenadora do projeto no Município.
Coordenador municipal Luzia Joelma
Na Biblioteca Municipal
Abril de 2009
Divisão dos livros

No 3° encontro dos amigos da leitura.

Amigos da leitura
Individualmente
Em casa ou qualquer lugar
Abril e Maio de 2009

Ler os livros
Em casa ou qual quer lugar preferido por eles.

Amigos da leitura
Individualmente
Na escola comunidade etc.
Maio d 2009

Formentar a leitura
Empréstimo dos livros.
Coordenadora e Amigos da leitura
Coordenador municipal Luzia Joelma
Na Biblioteca Municipal
Abril a dezembro de 2009
Apresentar o para comunidade escolar.
Amigos da leitura visitam as salas de aula.

Coordenadora e Amigos da leitura
Coordenador municipal Luzia Joelma


Mapear área de trabalho
Amigo da leitura
Coordenadora e Amigos da leitura



Elaborar o plano de trabalho
Organizando os encontros e atividades do mês




Dividir competências
Valorizando o que cada um sabe fazer
Coordenadora e amigos da leitura
Coordenadora e amigos da leitura
Na biblioteca
Maio de 2009
Fazer agenda das visitas
Organizando os encontros
Coordenadora e amigos da leitura
Coordenadora e amigos da leitura
Na biblioteca
Abril a dezembro de 2009
Bimestres temáticos
Formentar o projeto
Coordenadora e amigos da leitura
Coordenadora e amigos da leitura
Na biblioteca
Abril a dezembro de 2009
Resenhas do livro, e carta a autora no jornal.
Formentar o projeto
Amigos da leitura
Coordenadora e amigos da leitura
Na biblioteca
Maio de 2009
Aquisição de um computador.
Solicitação as secretarias de Educação de Ação Social
Secretaria de Educação
Secretaria de Educação
Secretaria de Educação
Maio de 2009
Aquisição de uma impressora.
Solicitação as secretarias de Educação de Ação Social
Secretaria de Educação
Secretaria de Educação
Secretaria de Educação
Maio de 2009
Aquisição de um armário de ferro.
Solicitação as secretarias de Educação de Ação Social
Secretaria de Educação
Secretaria de Educação
Secretaria na Educação
Junho de 2009
Discussão da temática
Em rodas de leituras
Coordenadora

Coordenadora

Na Biblioteca
Abril a dezembro de 2009
Contação de história semanal nas creches
Visita semanal dos amigos da leitura nas creches
Coordenadora do projeto no município e amigos da leitura
Coordenadora do projeto no município
Nas creches do município
Agosto a dezembro de 2009
Contação a leitura de historias como acolhidas nos encontros de professores
Em rodas de leituras
Coordenadora

Coordenadora

Na Biblioteca
Abril a dezembro de 2009
Confecção de um tapete de retalhos
Por uma costureira amiga dos amigos da leitura
Professora Socorro Coordenadora e Amigos da
Leitura.
Coordenadora

Na casa da coordenadora
Junho de 2009
Cada encontro de discussão, um monitor deve trazer um convidado que tenha ou não lido o livro.

Para conhecer o projeto
Coordenadora e amigos da
Leitura.
Coordenadora e amigos da
Leitura.
Na Biblioteca

Cada mês postagem de resenhas de livros por professores.
No informativo dos amigos da leitura.
Amigos da leitura responsável pelo informativo

Coordenadora e amigos da
Leitura.
Na Biblioteca

Apresentação do livro “o mistério da professora Julieta” aos professores.
Através do grande encontro
Coordenadora e amigos da leitura
Coordenadora, e amigos da leitura Secretaria de Educação.
Na Escola Mateus Sobrinho
Maio de 2009
Apresentação de uma peça de teatral sobre a temática do livro.
Como acolhida do encontro
Coordenadora e amigos da leitura
Coordenadora, e amigos da leitura
Na Escola Mateus Sobrinho
Maio de 2009
Fazer abertura de eventos públicos
Sendo mestres de cerimônia
Coordenadora e amigos da leitura
Coordenadora, e amigos da leitura Secretaria de Educação
Em locais pré-estabelecidos
Maio de 2009
Baixar livros na internet para os amigos da leitura lerem.
Baixar os livros e gravar em Cd para lerem
Coordenadora
Coordenadora, e amigos da leitura Secretaria de Educação.
Na casa da coordenadora
Abril a dezembro de 2009
Visita as escolas quinzenalmente pelos monitores.
Para divulgar o projeto e estimular leitores
Coordenadora de amigos da leitura
Coordenadora, e amigos da leitura Secretarias de ação Social e Educação.
Nas escolas Municipais
Abril a dezembro de 2009
Visitação dos monitores a câmara dos vereadores
Mostrando importância do projeto e solicitando apoio
Coordenadora
Coordenadora, e amigos da leitura Secretarias de Educação
Na câmara de vereadores
Maio de 2009
Confecção de blusas
Patrocínio da prefeitura
Coordenadora e amigos da leitura
Coordenadora, e amigos da leitura Secretarias de ação Social e Educação
Nas secretarias de Educação e Ação Social
Maio de 2009
Confecção de banner
Patrocínio da prefeitura
Coordenadora e amigos da leitura
Coordenadora, e amigos da leitura Secretarias de ação Social e Educação.
Nas secretarias de Educação e Ação Social
Maio de 2009
Confecção de bandeiras
Patrocínio da prefeitura
Coordenadora dos amigos da leitura
Coordenadora, e amigos da leitura Secretarias de ação Social e Educação.
Nas secretarias de Educação e Ação Social
Maio de 2009
Criação do boletim informativo amigos da leitura
Através de um jornalzinho dos amigos da leitura
Coordenadora e Amigos da leitura
Coordenadora, e amigos da leitura Secretarias de ação Social e Educação.
Nas secretarias de Educação e Ação Social
Julho de 2009
Leitura e contação de historias no grupo de convivência do idoso em palhano
Promovendo momento de lazer através de leitura
Coordenadora
Amigos de Leitura, Secretarias de Educação e Ação Social.
No centro de conveniência de idosos
Maio a Dezembro de 2009
Organizar rodas de leituras com alunos e responsáveis;
Para discutir o livro lido
Coordenadora
Amigos de Leitura, Secretarias de Educação e Ação Social.
Na biblioteca
Maio a Dezembro de 2009
Convidar grupos de historias (os contadores dão mais qualidade as rodas de leituras) ou pessoas da comunidade escolar/comunidade (convidar para atividades permanentes de incentivos á leitura);
Convidando pessoas que gostem de contar e ouvir historia
Coordenadora e Amigos da Leitura.
Coordenadora e Amigos da Leitura.
Na biblioteca
Maio a Dezembro de 2009
Organizar concursos de poesias, contos, crônicas etc.
Em escolas e por categorias
Coordenadora e Amigos da Leitura.
Coordenadora e Amigos da Leitura.
Na biblioteca
Maio a Dezembro de 2009
Articular um mutirão para efetuar um levantamento dos livros existentes e organizar a acervo, visando a implementação de um sistema de empréstimo de livros;
Avaliando o acervo do projeto
Coordenadora e Amigos da leitura
Coordenadora e Amigos da leitura
Na Biblioteca
Maio a Dezembro de 2009
Promover/iniciar uma campanha de doação de livros, a partir de uma consulta junto á comunidade escolar, para verificar as publicações de maior interesse e relevância.
As Secretarias Municipais
Coordenadora e Amigos da leitura
Coordenadora e Amigos da leitura
Na Biblioteca
Maio a Dezembro de 2009
Incentivar/apoiar os alunos na montagem de peças teatrais, baseadas em textos literários, e nas quais sejam discutidos temas de interesse da comunidade;
Trabalhando as temáticas do projeto
Coordenadora e Amigos da leitura
Coordenadora e Amigos da leitura
Na Biblioteca
Maio a Dezembro de 2009
Organizar saraus(rodas com contadores de historia, apresentação de grupos de poesia, oficinas de arte, dramatizações etc.) com a participação de alunos, comunidade e artista, enfocando temas da cultura brasileira.
Em dias de solenidades
Coordenadora e Amigos da leitura
Coordenadora e Amigos da leitura
Na Biblioteca
Maio a Dezembro de 2009
Dia D dos amigos da leitura
Reunir os leitores do projeto amigos da leitura
Coordenadora e Amigos da leitura
Coordenadora e Amigos da leitura
A praça do Fórum
Setembro de 2009
Resgatar o patrimônio histórico e cultural (material e imaterial) da cidade por meio de visitas a pontos de interesse;
Visitando os pontos de interesse ou pessoas
Coordenadora e amigos da Leitura
Coordenadora e amigos da Leitura
Na biblioteca
Dezembro de 2009
Montar uma biblioteca itinerante e leva-la a locais onde a comunidade não tem acesso a livros, promovendo assim, por meio de voluntários, alunos e educadores,
Escolher um dia no mês para levar os livros para uma escola ou instituição
Coordenadora e amigos da Leitura
Coordenadora e amigos da Leitura
Na biblioteca
Dezembro de 2009
Realizar sessões de exibição de filmes nacionais e discutir o tema com as amigos da leitura, convidando, inclusive, realizadores locais; ou organizar cinema comunitário nas escolas aos finais de semana para toda comunidade.
Chamando a comunidade para participar do projeto
Coordenadora e amigos da Leitura
Coordenadora e amigos da Leitura


Na biblioteca
Dezembro de 2009






Avaliação

Serão solicitados relatórios sobre as atividades propostas e enviados a APDM-CE , bem como uma avaliação interna juntamente com os alunos monitores.














Avaliação

Serão solicitados relatórios sobre as atividades propostas, bem como uma avaliação interna juntamente com os alunos monitores.

Um comentário:

  1. Olá! Sou sua nova seguidora. Parabéns pela iniciativa...precisamos mesmo incentivar o nosso povo à leitura...

    ResponderExcluir